domingo, 28 de setembro de 2008

O fim de semana Ibérico

Este foi o primeiro fim-de-semana em que já estamos todos em Kosice, com a chegada do Luís, ontem à noite. No entanto, tudo começou sexta-feira, com o nosso jantar Ibérico.
Por acaso do destino, os 8 Erasmus ibéricos acabaram à mesa num agradável restaurante russo, na Hlávna, e foram introduzidos aos prazeres da comida e bebida soviéticas.
Por entre uma carne de porco maravilhosa, com batatas fritas com alho, e umas quantas cervejas não-russas, com Coca-Cola não-russa, foram-se desfiando as primeiras histórias entre nosotros... Tudo acabava com "Marta Cachonda" e "Give me two hours", elevadas a frases do dia!
Acabámos por encontrar um tradutor de russo-eslovaco-inglês, um ex-aluno de Veterinária, que tinha trocado a Obstetricia pelo sonho de ser cabeleireiro e maquilhador... Ok, tudo bem... ficou conhecido como o "peluquero loco", só vendo poderiam perceber o quão "excessivo" e efeminado ele era...
Antes da sobremesa, tivemos direito a um shot de spicy vodka, fortissimo e muuuuito picante, mas tudo foi resolvido com as panquecas de maçã, e umas massinhas recheadas com morango selvagem... e um gelado absolutamente FENOMENAL tipicamente russo... Era de comer e chorar por mais.
Para a despedida, convidámos o peluquero loco para beber connosco, um humilde shot de 50% de álcool, com um delicioso sabor... a after-shave.
De sexta não recordamos muito mais, excepto o caminho até ao café Teatro, onde havia uma festa de recepção aos Erasmus, o sabor terrivel do vodka limão que me ofereceram, e depois a demorada ida até ao Ibiza...
...porque não há muito mais que lembrar, verdade?
Fica em acta que neste dia o Glório aprendeu as suas melhores palavras em português. Adivinhem quais são... "És boa!" e quem foi o professor? O Ghost, claro...
Vale, Glório! Dakujem, bonita :)
Depois de umas reconfortantes horas de sono, interrompidas por uma ida ao centro, ocupámos a nossa noite de sábado no Ballet... a ver "O lago dos cisnes". Éramos o núcleo ibérico com uma ajuda turca, da Gizem e da Sema. A Ópera de Kosice é um edificio pequeno, mas cheio de classe. E cheio de alta sociedade, tudo aperaltado para o Ballet.
"Bem-vindos à cidade onde um shot custa mais do que o ballet" dizia uma das espanholas. Com toda a razão, porque pagámos 50 coroas por duas horas de ballet, e un chupito russo custa 60... e acaba em 5 segundos ;)
Do ballet desandámos para o Kebab, porque tinhamos inspiração turca, e do Kebab desandámos para o Khoi-Khoi, já em modo ibérico outra vez.
Numa noite calma em Kosice, tentámos jogar jogos de palavras com cerveja e vodka pelo meio, e acabámos com o jogo mais improvável do mundo. A saber "Esto es una Luna!", pero "esto... no es una luna!"
Era tal o estado de choquice que acabámos em casa, agarrados ao kokoláda, cedissimo... para recuperar forças para o domingo de almoço em família...
Só hoje encontrámos o Luís, que se juntou a nós para almoçar, à boa maneira eslovaca. À falta de mesa, temos uma porta, à falta de pés para a mesa temos cadeiras. À falta de louça, temos frigideiras que são saladeiras... à falta de bom café temos cappucino do Tesco :)
Terminámos o domingo com um passeio pela Hlávna, e uma passagem pelo Cactus com amigos espanhóis das Erasmus espanholas...
e para a semana há mais! Amanhã começa o trabalho a sério :)
(fotos serão colocadas nos próximos dias, porque não estão na minha máquina... só vendo algumas perceberão tooooda a dimensão do nosso fim-de-semana!)

1 comentário:

Unknown disse...

Preciso falar com vc urgente, sobre kosice!

por favor, me contacte!

rafaferraroo@hotmail.com

beijo,

Rafaela