segunda-feira, 18 de maio de 2009

Coisas de Kosicas...6

..ou "Como sobreviver nos Correios"

Uma das coisas que tomo como garantidas na Eslováquia, é que muito pouca gente fala Inglês. Em especial, naqueles sítios onde se desenrola a minha rotina diária, como supermercados, cafés, restaurantes... e os Correios! Quando cheguei, tinha vontade de fazer a disciplina de Língua Eslovaca, mas a falta de autorização da Reitoria e a pouca convivência com "nativos" acabaram por me desmotivar. Daí que, 8 meses depois, continue a ser uma aventura comunicar com eslovacos.
O mais habitual é acabar com uma mistura de gestos, palavras desconexas em eslovaco e um olhar compreensivo/divertido da pessoa que se dispôs ajudar-me.
Ora hoje, para evitar todo este banzé, muni-me do meu prático dicionário Inglês-Eslovaco-Inglês e fui aos correios. A coisa era simples. Eu precisava de saber "quanto custa" enviar uma "encomenda" para Portugal, dependendo do "peso". Queria também saber se podia "comprar" ali a "caixa" para enviar a encomenda.
E assim foi. Corri o dicionário de ponta a ponta, agora o B, depois o W, agora no P. A funcionária dos Correios, de uma paciência de santo. Atrás de mim, uma velhinha amorosa que sorria toda compreensiva (eu estava a demorar uns bons séculos entre cada palavra que procurava no dicionário), e uma adolescente perdida de riso.
A dada altura, tinha toda a gente que estava nos Correios a olhar para a "estrangeira" e a fazer um ar que oscilava entre o "pobrezinha" e a mais pura diversão.
Foram uns belos dez minutos de diálogo de alta qualidade. E depois de muitos sorrisos das pessoas à espera e muitos "pardon" meus, triunfei!
E saí dos Correios com uma caixa debaixo do braço e a certeza de que posso sobreviver em qualquer lado!

2 comentários:

Anónimo disse...

ja agora kuanto kusta?? preciso d mandar uma pa portugal!

bj andre

Nandita disse...

No "modo" mais barato, fica-te à volta de 20 euros por 1 kg, 22 euros por 2kg, 23 por 3 kg... ou seja, compensa-te mais mandar uma encomenda de uns 5 ou 6 kg do que algo muito pequeno. Sim, é caro comparado com os 11 euros por 2kg de Portugal para cá :S

E convém que vás antes comprar a caixa, custa mais uns 66cent.

Beijooo