terça-feira, 21 de abril de 2009

Coisas de Kosicas...4

A professora de Parasitologia insiste connosco que " ...so you can't see the egg with the neck eye", e o meu professor-amigo-especial-demasiado-amistoso Kovac crê fervorosamente que o nosso país se chama Portujal. Aqui sou feliz!! ;)
(Ahh, e entretanto, sem pausas para Primaveras, que isso é para meninos, chegou o Verão a Kosice...)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Em viagem pela Roménia!

Lá andámos pela Roménia, finalmente! Tenho a dizer que, da Roménia, me ficou acima de tudo uma ideia, misto do que vi e do que imagino que haja para lá das montanhas e das casas mal cuidadas.
Pois bem, o nosso trajecto foi este:
Olhando agora para aquela linha tortuosa vermelha que ali está, é que dá para ver os quilómetros que fizemos... uma loucura.
De viagem fomos 7, e 8 voltámos. Isto porque a nossa van (baptizada carinhosamente de gypsy-car-do-amor) se tornou o elemento +1 das nossas tropelias...
Brasov foi a primeira "paragem". Dormir em terras de Drácula, brrrr... Bem, na verdade, não tem nada de assustador. Toda a ideia que levava da Transilvânia e dos castelos acabou por ser abalada. Nem florestas escuras, nem um vampiro sequer para amostra... Mas salvou-se o Peles Castle, um castelo de conto de fadas, numa zona montanhosa, onde os romenos gostam de esquiar. Absolutamente maravilhoso! E nota dez para a comida em Brasov, só por isso já era capaz de voltar!




De Brasov, saltámos para o Delta do Danúbio e para Constanta... Pelo meio, demos por nós perdidos em Braila, porque não encontrávamos uma única placa para Tulcea. 10 romenos solícitos e umas voltas depois, percebemos que o único modo de chegar a Tulcea... era de barco. E lá enfiámos o gypsy-car num ferry de ar duvidoso, que em segurança nos levou à outra margem. Do Delta do Danúbio pouco vimos, porque o tempo ficou curto, mas tinha potencial.
Chegámos a Constanta sexta à noite, mortos e esfomeados, e acabámos por ficar a pastar no sofá e dormir cedo. Era a promessa do Mar Negro do dia seguinte... que saiu "furada". Mau tempo, numa cidade-fantasma, sem nada em especial para visitar. Uma pena... Deu para ver que não exploravam devidamente os recursos da Costa (casas abandonadas, carros na praia, pouco comércio e restauração). Acabou por ser um dia para jogar um pouco à bola na praia, andar por ali, tirar umas quantas fotos, cozinhar...
Foi um tormento sair da cidade, em parte porque somos assim, em parte porque ignorámos as indicações da Lídia, mas a viagem para Bucareste foi EM GRANDE. O gypsy-car tornou-se uma disco, a bombar pela autoestrada fora, ao som dos hits da Radio 21, a nossa rádio romena favorita...
Em Bucareste, os bons Erasmus lá se perderam mais umas mil vezes, acabaram por dar com o Hostel graças a um simpático casal montado numa moto, e fizeram uma caminhada de 5km a pé, para ir ao Mac Donalds que ficava a 800 metros (juro!). Baita inicio de noite!
O contacto com a noite romena não podia ter sido mais simpático! "Noite da mulher", bebidas baratas e bem servidas, umas castiças semi-nuas a dançar em cima do balcão, e compinchas da noite demasiado "friendlies". Só podia resultar numa noite do caraças!



Domingo de Páscoa em Bucareste, fomos a um sítio condigno encher a barriguinha! Comidinha boa, sobremesas, um Sol imenso, e ainda se nos juntou um ex-Erasmus (obrigadinha Claudiu), que nos mostrou os encantos da capital (é, num é, Bé??).
Parlamento, Arco do Triunfo, Campos Elísios... Bucareste foi uma agradável surpresa, depois de todos os alertas sobre ladrões e malandros diversos que povoam a capital.

Segunda foi dia de encher o gypsy-car e tratar de voltar a casa. Conseguimos tomar o pequeno-almoço num verdadeiro "salão de festas, casamentos e baptizados", e ainda fomos a Sibiu, ver as vistas. Cidadezinha simpática.
Na volta, uma experiência de quase-morte para todos, com travagens bruscas em vermelhos e uma bela contramão só para dizer Olá ao tram que encarámos de frente. Só pela adrenalina!
E foi isto... 6 dias, 7 pessoas e um carro, muita Roménia!
E tudo o que aprendemos na Roménia:
- O Ryan é um cigano... e uma menina... Ryan-punzel.
- A Polícia ama o Ryan. Não perdem uma oportunidade de o cumprimentar e pedir documentos.
- Cervos, cavalos e ciganos aparecem na estrada... só porque sim!
- Os ursos são "imprevísiveis", e esse é o único problema deles.
- A Lídia gosta de gritar "Attentieeeee!" aos ouvidos das romenas com quem se cruza!
- Uma vodka-Red Bull custa pouco mais que 1Euro... os gelados custam 30cent...
- Os ladrões abordam-te e desatam a perguntar onde compraste o teu casaco ou as tuas calças, a ver se te distraem.
- Os rapazes são muito liberais e democráticos... em especial depois das 3 da manhã...
- Romeno e português conseguem ser línguas agradavelmente próximas.
- Uma boa estrada é a que tem menos de 3 buracos por metro quadrado.
- Os senhores do Via Michelin nunca puseram os pés na Roménia... mas tentam disfarçar!
- Se te dizem "Fica a uma hora de caminho" é porque fica a três!
- Romenos sem dentes em carrinhas de empresa de construção civil são pessoas muito sociais!
- Ignorar a Lídia faz com que nos percamos.
- ... (deve-me estar a passar algum dos ensinamentos... se me lembrar completo!)

Álbum do Facebook aqui , para verem mais fotos!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Diz que é desta...

...que vamos à Roménia!